Acontecendo

Roda de Conversa com Reinaldo Romero

Aconteceu

2022

No dia 21 de setembro a Comissão de Gestão Ambiental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (CGA-FMRP) promoveu uma Roda de Conversa em comemoração ao Dia da Árvore.

O evento contou com a participação dos convidados Reinaldo Romero, ambientalista e coordenador da Campanha Tá Com Calor? Plante Árvores, e Senhor Antônio Justino da Silva, Chefe do Serviço de Áreas Verdes e Meio Ambientes da Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto. Estavam presentes ainda membros da CGA-FMRP que mediaram a conversa, além de participantes presenciais e através do Google Meet.

Os convidados compartilharam muitas informações relevantes sobre a situação atual e desafios relacionados à arborização no município e no Campus. Fotos do Campus em 1952, ocasião da fundação da FMRP foram mostradas pelo sr. Antônio, que contou um pouco da trajetória ao se partir de um amplo terreno desmatado onde funcionava uma fazenda até chegar a ser a maior área verde do município, com mais de 2 milhões de árvores incluindo as áreas urbanas do Campus e o reflorestamento da USP.

Foi ressaltada a importância de estimular o plantio de árvores pela população, sempre com orientação de órgãos competentes. Destacaram também a necessidade de exigir do poder público a aprovação e implantação de um plano de arborização para a cidade. Reinaldo enfatizou que a localização geográfica, relevo e clima de Ribeirão Preto, fazem que seja uma cidade particularmente muito quente e seca, de modo que o plantio de árvores, principalmente as de grande porte, pode contribuir para diminuir os extremos de temperatura e aumentar a umidade do ar e, consequentemente, a incidência e volume de chuvas.

No Campus da USP de Ribeirão Preto há um Plano de Manejo da Aborização do Campus, portanto, para realizar qualquer tipo de plantio é preciso consultar a Comissão de  Meio Ambiente através do e-mail da Comissão: cma.pc@usp.br.

A Campanha Tá Com Calor? Plante Árvores promove o plantio de árvores na cidade de Ribeirão Preto os interessados podem entrar em contato https://www.facebook.com/tacomcalorplantearvores .