As lâmpadas utilizadas nas unidades são encaminhadas para a Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto (PUSP-RP), onde uma empresa é contratada para fazer o descarte final correto, esta empresa deve ser licenciada e especializada em descontaminação e destinação ambientalmente adequadas.

Na FMRP a Seção de Manutenção e Conservação é a responsável pelas trocas das lâmpadas e pelo encaminhamento ao Setor de Manutenção Elétrica do Campus.

Cuidados a serem tomados no transporte das lâmpadas:

  • As lâmpadas devem ser transportadas preferencialmente em sua própria embalagem para evitar riscos de acidentes.

Quando descartadas de forma incorreta, representam riscos à saúde devido aos componentes químicos perigosos que possuem (mercúrio, cádmio e chumbo).

Caso uma lâmpada quebre:

1. Proteja o rosto com uma máscara de pano ou papel.
2. Muito cuidado com o manuseio.
3. Use luvas de borracha e evite o contato dos cacos e do pó com qualquer parte do corpo .
4. Os cacos podem machucar quem for manipular esses resíduos. Coloque-os sobre um
pano velho ou flanela (nunca jornal) e feche bem.
5. Acondicione o pano com os cacos dentro de uma garrafa PET cortada ao meio (utilize a metade
de cima para tampá-la) ou em um caixa de papelão reforçada.
6. Encaminhe ao local de descarte adequado.

No Campus da USP de Ribeirão Preto não há pontos de coleta para a comunidade de lâmpadas fluorescentes, devido aos custos, essa destinação é exclusiva para lâmpadas usadas nas unidades, não traga lâmpadas de casa, para encontrar o local acesse o link: https://www.reciclus.org.br/index.php?content=101

Acesse o link para saber a quantidade de lâmpadas consumidas e encaminhadas para tratamento e destinação final: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1J5X4D8Db0W-xPsZZw0ExWjduGtHqNBUT/edit#gid=707872444