25 DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR RURAL
A data é celebrada anualmente para homenagear todas as pessoas que trabalham nas zonas rurais, campos e fazendas como, por exemplo, lavradores, agricultores, cuidadores de animais, pequenos produtores, entre outros. O Dia do Trabalhador e Trabalhadora Rural foi instituído por meio do Decreto de Lei nº 4.338, de 1 de junho de 1964 e em 1971 por meio do Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, com a Lei Complementar nº 11.
Segundo dados compilados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Cepea/Esalq/USP), há mais de 18 milhões de cidadãos que tiram sustento da terra. Além da produção de alimentos, as atividades desenvolvidas por esse profissional geram matéria-prima para a fabricação de inúmeros produtos essenciais à comunidade.
São milhares de empregos gerados, diretamente, pelo setor. Um segmento que estimula a criação de vagas em diversas outras áreas. O Brasil sempre esteve presente na agricultura, no extrativismo e na pecuária, por exemplo, as maiores fontes de riqueza. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 15 milhões de pessoas exercem atividades ligadas ao campo.
Clique aqui para ouvir o podcast #3 – 25 de Maio Dia do Trabalhador Rural